Imigração · Visto

Visto de trabalho e permanente pelo PNP

immigration-form

Como escrevi no post anterior, meu marido conseguiu um emprego no Canadá ainda no Brasil. E depois de receber a proposta a próxima etapa seria aguardar a empresa tirar o LMIA para que enfim pudéssemos tirar o Work Permit (visto de trabalho). Para quem não sabe, o LMIA é como uma licença que a empresa canadense precisa para contratar profissionais do exterior. Geralmente demora uns 2 meses pra empresa conseguir, então achamos que em 4 meses já estaríamos partindo para o Canadá. Mas não foi bem assim…

A empresa que contratou meu marido optou por um outro processo, o PNP (Provincial Nominee Program). Nesse processo a empresa manifesta o interesse por algum empregado do exterior e solicita à província a nomeação dele para que ele seja qualificado a receber o visto de trabalho. Assim como no LIMA a empresa tem que atender à várias exigências, justificar porque está contratando um profissional estrangeiro, se está atendendo ao valor de salário exigido ao cargo e etc.

E como funciona para a pessoa que está sendo contratada? O que precisa ser feito? Para o candidato ser elegível ele precisa submeter seu perfil no Express Entry para obter o número de perfil e também um número do Job Bank que o empregador irá usar na aplicação ao PNP. E o que você precisa para submeter ao Express Entry? Precisa ter a proficiência mínima de inglês exigida por eles, que seria o CLB 7, ou seja, precisa ter feito a prova do IELTS e ter tirado a pontuação mínima de 6 em cada habilidade.

Isso nos pegou de surpresa completamente, porque como não estávamos planejando aplicar pelo Express Entry ainda não havíamos feito o IELTS. Desesperadamente começamos a procurar locais e datas para fazer a prova o mais breve possível. Procuramos no Rio de Janeiro e São Paulo e as datas mais próximas eram setembro/2015 (e estávamos no início de Maio/2015). Procuramos em outros estados, norte, nordeste, sul, e a data mais perto era em Julho/2015. Estava fora de questão! Imaginamos que a empresa não ia aguardar tanto tempo. Precisávamos de uma data de prova já! E depois de tanta procura conseguimos encontrar uma data para a semana seguinte! Onde? No Uruguai! Isso mesmo, o meu marido foi até o Uruguai a fazer o IELTS. Do Brasil ele entrou em contato com a pessoa que organizava a prova lá e ela foi extremamente solícita. A maior preocupação era agora passar na prova. O nosso inglês é intermediário. Está longe de ser avançado e o IELTS não é um exame nada fácil. As pessoas levam meses se preparando, estudando, fazendo cursos simulados, e o máximo que meu marido tinha era uma semana. Mas tudo deu certo e ele passou com o CLB 7.

Submetemos o perfil no Express Entry e passamos a empresa todos os dados que eles precisariam para dar início a aplicação do PNP, o que aconteceu em julho/2015. Enquanto isso, durante esse tempo, meu marido começou a trabalhar para eles remotamente. Foi um período de contínua espera, ansiedade e medo da empresa desistir pelo tempo que demora. E isso durou quase 5 meses (até novembro), que foi quando finalmente recebemos a aprovação do PNP. Começamos a ficar mais felizes e esperançosos, porque com a aprovação do PNP recebemos 600 pontos no nosso perfil do Express Entry e uma carta (Work Permit Support Letter) para ser entregue ao consulado no Brasil para emissão do Work Permit enquanto aguardamos o processo para residente permanente.

Duas semanas após a aprovação do PNP recebemos o convite para aplicar para o Express Entry. Começamos a juntar toda a documentação e exames médicos para aplicar para o visto de residente permanente e também para a o visto de trabalho. Mas isso já é história para os próximos posts.

assinatura_blog

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s