Imigração · Visto

Aplicando para o visto de trabalho

canada-work-permit

Nos posts anteriores expliquei como meu marido conseguiu o trabalho no Canadá e a longa jornada que fizemos para conseguir poder dar entrada no Work Permit. Agora vou explicar como foi a aplicação para esse processo no Rio de Janeiro.
Para tirar o Work Permit você tem duas opções:
     . Online pelo site do CIC;
     . Pelo Centro de Solicitação de Vistos do Canadá – VAC.
A princípio cogitamos fazer online, já que para fazer no VAC você precisa pagar uma taxa por cada aplicação. Mas começamos a ter dúvidas quanto a documentação que deveria ser anexada e, como morávamos próximo ao VAC do Rio de Janeiro, decidimos fazer por lá, pois eles poderiam conferir toda a documentação lá e informar caso algo estivesse faltando.

 

Como eu disse em post anterior, também iríamos aplicar para o Express Entry então a maior parte da documentação iria ser a mesma. No site do CIC dizia que os documentos precisariam ser traduzidos e autenticados para o visto de trabalho. Autenticamos apenas alguns documentos que achamos mais importantes. A tradução já precisaríamos fazer de quase tudo para a aplicação do EE. Primeiro pagamos a taxa para Work Permit online e enviamos os documentos da lista abaixo:

 

. Passaporte (já é em inglês e o VAC já envia o passaporte junto com a aplicação);
. Certidão de nascimento do nosso filho (traduzida e autenticada);
. Certidão de casamento (traduzida e autenticada);
. Informe de Imposto de Renda apenas do marido (na lista de documentos no site do CIC não é exigido, mas vimos na internet várias pessoas informando que era necessário; não traduzimos);
. Extratos bancário dos 3 últimos meses (não traduzimos);
. Carta do banco sobre balanço da conta dos últimos 6 meses (traduzido – esse documento foi preciso para o EE; para o Work Permit acredito que apenas os extratos já teriam sido suficientes);
. Diploma do marido (traduzido e autenticado);
. A carta enviada pelo Consulado do Canadá (para quem fez pelo PNP);
. Documento de nomeação no PNP (para quem fez pelo PNP);
. Comprovante de pagamento da taxa do Work Permit.

 

Entregamos também os exames médicos. Geralmente para o visto de trabalho e estudo você dá entrada sem o exame e no decorrer do processo eles te pedem para fazer o exame. Mas como precisaríamos dar entrada no Express Entry com o exame pronto, então usamos o mesmo exame para o Work Permit e não tivemos nenhum problema.

 

Lá no VAC eles acabaram nos informando alguns formulários que faltavam. Preenchemos rapidinho e entregamos alguns minutos depois. Para dar entrada na aplicação por lá não precisam ir todos. Pode ir apenas o principal aplicante.

 

Demos entrada no dia 18/12/2015, mas a aplicação foi recebida no consulado de São Paulo apenas no dia 21/12/2015. O VAC informou que o prazo geralmente era de 30 a 45 dias úteis. A partir daí foi apenas ansiedade. O VAC te dá um número para acompanhamento do processo mas lá não indica nenhum progresso. Apenas quando eles pedem algum documento extra, o que não foi nosso caso. Finalmente no dia 13/01/2016 recebemos um email do consulado do Canadá informando que nossa aplicação havia sido aprovada e que os passaportes estavam sendo enviados ao VAC. Pegamos os passaportes no dia seguinte com os vistos com duração de 2 anos. Atento que o VISTO mesmo você receberá apenas quando passar na migração do aeroporto do Canadá.

 

Por fim, a aplicação foi muito mais rápida do que esperávamos, afinal era fim de ano, muitos feriados. Mas acho que o fato de termos dado entrada no processo já com os exames médicos adiantou bastante o tempo da resposta.

 

Apenas para esclarecer a quem ainda não sabe: quando o marido ou a esposa tira o Work Permit o cônjuge pode tirar o visto de Open Work Permit. Isso dará direito a ele a trabalhar no Canadá em qualquer área. No meu caso, meu marido tirou o Work Permit (que fica atrelado ao trabalho para o qual foi contratado), eu tirei o Open Work Permit e nosso filho, como tem apenas 5 anos, tirou visto de Residente Temporário.

 

Durante o processo acabam surgindo muitas dúvidas e consultamos muito a internet e principalmente o forum no site do canadavisa.com onde muitas pessoas compartilham as mesmas dúvidas e experiências. Se você tem alguma, vale a pena dar uma olhada lá. Ou também pode me enviar sua dúvida que terei o prazer de ajudar se puder.

 

assinatura_blog
Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s