Imigração · Visto

Exames médicos

medical exam_express entry

Tanto na aplicação para o visto de trabalho quanto para o de residente permanente precisamos fazer um exame médico. Esse exame é feito por médicos credenciados e não são muitos. Aliáis, no Rio de Janeiro eram apenas dois!

Geralmente para o visto de trabalho, as pessoas dão entrada sem o exame e no decorrer do processo ele é solicitado. Ai então marca-se com o médico e aguarda-se o resultado para dar continuidade ao processo. Já na aplicação do Express Entry você já aplica anexando o exame. Como nosso exame iria funcionar para os dois vistos resolvemos dar entrada no de trabalho com ele já anexo.

Como eu disse acima, tinha apenas duas opção de médicos: um em Botafogo e outro em Copacabana. Resolvi ligar para o de Botafogo e consegui marcar a consulta para dois dias depois. Muito mais rápido do que eu esperava.

No dia do exame o médico perguntou se havíamos recebi alguma carta solicitando os exames e dissemos que não, que queriamos da entrada na aplicação já com os exames prontos. Não houve problemas quanto a isso. Tivemos que pagar o valor de 300 reais para cada membro da família – indepente se o exame ia ser usado para dois processos ou apenas para um. A consulta em si foram perguntas básicas de doenças na família, alergias etc. O médico mediu a pressão e fim. Solicitou exame de sangue, urina e raio X. Para meu filho de 5 anos apenas o de urina. Ele nos indicou uma clinica ali perto que faria o raio X e para o exame de sangue poderíamos fazer em qualquer laboratório.

Nessa clínica não precisaríamos marcar horário, apenas dar o nome do médico e faríamos o raio X na mesma hora. Saimos do médico e fomos direto na clínica. Como nosso plano de saúde não era aceito lá também tivemos que pagar, mas depois pedimos reembolso ao plano. Fizemos o raio X e depois fomos direto pro laboratório fazer os exames de sangue e urina. Optamos por um laboratório que fosse próximo e aceitasse nosso plano de saúde.

Exames feitos, e agora precisávamos apenas aguardar. O resultado do exame de sangue e urina saiu em 3 dias. Pegamos os resultados na internet e enviamos ao médico. O raio X foi enviado diretamente a ele pela própria clínica. Uma semana depois da consulta recebemos um email do médico informando que estávamos cadastrados no sistema do CIC e em anexo o formulário que precisaríamos anexar aos processos.

O exame tem validade de um ano. Acho que esse “upfront medical exam” foi essencial para agilizar a aprovação do nosso visto de trabalho. O ideal também é fazer o exame o mais próximo possível do início da aplicação do processo. Digo isso pois quando recebemos a aprovação do Express Entry nós tinhamos apenas até a data de validade do exame para fazer o Landing. Não sei como é quando o exame está perto de expirar.

assinatura_blog

Anúncios

Um comentário em “Exames médicos

  1. Obrigado por compartilhar. Também fizemos os exames antes para aplicação do visto de RP, só que para o Québec. Essa história da validade dá um certo medo, mas a vontade de ir logo é maior. =]

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s