Imigração

Recém chegados em Vancouver

Depois da longa jornada para conseguir os vistos e finalmente desembarcar em Vancouver era hora de começar a tomar as primeiras providências de um recém chegado. Abaixo uma lista de tudo que fizemos logo nos primeiros dias.

1. Social Insurance Number (SIN): é necessário para quem vai trabalhar por aqui. Você deve fornecer esse número ao seu empregador, em certas ocasiões ao banco e a mais ninguém. Você deve levar seu passaporte apenas a umas das agências que você pode consultar nesse link.

2. Conta no Banco: escolhemos o RBC Royal Bank por ouvirmos falar bem em alguns blogs. Geralmente é necessário marcar horário para falar com um gerente no banco, mas chegamos lá sem horário marcado e fomos atendidos sem problemas. Abrimos nossa conta conjunta e solicitamos um cartão de crédito. Por meu marido já ter um contrato de trabalho não precisamos deixar nenhum depósito de segurança para conseguir o cartão. Demos inicialmente o endereço do Airbnb em que estávamos e depois alteramos para o definitivo. Recebemos a aprovação do cartão quase um mês depois e com o limite de CA$5000.

3. Celular: Muito importante era fazer nossos planos de celular, já que num lugar desconhecido nada melhor que a internet em nossas mãos para nos dar uma ajudinha. Escolhemos a Rogers e fizemos um plano compartilhado. Para isso foi necessário fazer um depósito de segurança de CA$200 (que será devolvido após um ano de contrato) e entregar um documento do banco (desculpem mas não me lembro qual – a gerente havia nos dado esse documento já sabendo que precisaríamos). Aproveitamos para trocar os aparelhos.

4. Alugar um apartamento: para tomar as providências seguintes precisávamos de um endereço definitivo. Vocês podem ler um pouco sobre a procura do apartamento em um post anterior.

5. Matricular o filho na escola: Fiz um primeiro post falando sobre escola aqui. Então apenas relembrando: apenas após o contrato de aluguel com o enderenço definitivo que pudemos fazer a matrícula do nosso filho, pois através do endereço que eles verificam a escola que tem vaga mais próxima de sua residência para a matrícula.

6. Plano de saúde: uma coisa que não entendo é como hoje, onde tudo é feito pela internet, eu precisei aplicar pro plano de saúde enviando a documentação pelos correios. Não faz sentido. Enfim, com nosso endereço novo já em mãos enviamos as documentações necessárias e aguardamos o recebimento do cartão do plano (o que demorou cerca de 2 meses). Quem vai ficar em BC por mais de 6 meses tem direito ao plano, porém existe uma carência de 3 meses, então o ideal é que nos primeiros meses aqui seja contratado um seguro viagem para qualquer emergência.

7. Fazer  BCID ou carteira de motorista: O BCID é como sua identidade aqui. Com ela você não precisa ficar carregando seu passaporte para todos os lugares. Se você for tirar a carteira de identidade não precisa tirar o BCID pois ela já funciona como ambos. Maiores informações podem ser consultadas aqui.

Existe na internet um guia do governo para os Newcomers muito bom e com ótimos links para consulta. Nele constam todos os itens que falei acima e alguns mais. Vou deixar o link aqui.

Posteriormente faço mais posts explicando melhor sobre o plano de saúde e planos de celular. Se tiverem alguma dúvida deixe nos comentários.

assinatura_blog
Anúncios

Um comentário em “Recém chegados em Vancouver

  1. Boa tarde tenho muita vontade de me mudar para Qébec, eu sou casado e tenho uma filha linda, mas primeiro irei sozinho depois que me estabilizar levo minha filha e esposa, minha profissão é programador cnc e mecânico diesel, acha que é possível.

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s