Trabalho

Arquiteta no Canadá

architects-canada

Para quem ainda não sabe sou arquiteta formada no Brasil há 8 anos. Quando vim para o Canadá ja sabia que haveriam alguns empecilhos para trabalhar na minha profissão. Para ser arquiteta aqui você precisa de uma licença e para conseguí-la eu preciso estudar novamente várias disciplinas e depois fazer uma prova. É um processo caro e demorado. Eu ainda não decidi se vou permanecer na minha profissão ou iniciar uma nova. Mas decidi por enquanto procurar empregos como desenhista. Assim conseguiria me inserir na minha área mesmo não sendo como arquiteta.

Comecei a procurar emprego uns dois meses depois que cheguei. As vagas para desenhistas são muito limitadas e comecei a notar que muitas pedem conhecimento da legislação aqui e também dos métodos construtivos daqui. Coisas que eu não possuo. Não enviei currículo para muitas. Mandava um ou dois por mês, que eram geralmente as que eu me enquadrava no perfil. Sem muito resultado decidi fazer um trabalho voluntário como arquiteta para poder ganhar algum conhecimento na área e poder ter alguma experiência no currículo.

Enviei email para alguns escritórios e fui respondida dois dias depois por um deles marcando uma entrevista. Na entrevista o dono do escritório apenas me perguntou sobre minha experiência no Brasil e logo depois comecei a trabalhar lá. Foi uma experiência de apenas um mês, mas foi ótima. Os arquitetos lá eram bem simpáticos, sabiam da minha falta de experiência com arquitetura Canadá e estavam sempre dispostos a me ajudar. Me ensinaram a mexer em novos programas, me emprestaram livros sobre os métodos construtivos, me levaram em algumas obras e até para fazer medição na casa de um cliente.

Após essa experiência fui até o WorkBC me inscrever. Lá eles iriam designar uma pessoa para me auxiliar na busca pelo emprego. Primeiramente precisei fazer os workshops de resume, cover letter e dicas de entrevistas de emprego. Depois disso, uma pessoa de lá passou a entrar em contato comigo me indicando algumas vagas que aparecessem, e até mesmo encaminhando meu currículo pessoalmente ao empregador. Tudo de graça!

Foi então que eu consegui minha primeira entrevista como desenhista. Era para trabalhar em uma empresa que faz armários customizados. A entrevista foi mais um papo informal sobre minha experiência de trabalho. Foi tranquila, porém aconteceu um imprevisto na empresa e eles não puderam mais contratar ninguém. Continuei mandando currículo até que fui chamada para outra entrevista para umas das maiores construtoras daqui. A entrevista foi bem descontraída, novamente um papo sobre minha experiência passada. Sai de lá me sentindo bem confiante e não foi a toa, pois depois de uma semana fui chamada para a segunda entrevista. Nela levei algumas amostras dos meus trabalhos e apresentei a três pessoas da empresa. Mas depois disso tudo infelizmente recebi um email dizendo que eles contrataram uma pessoa que tinha experiência com a lesgislação daqui.

Pra ser sincera é muito frustrante isso. Continuo a mandar currículos, mas nesse fim de ano quase não aparecem vagas para desenhista. A minha pretensão agora é fazer alguns cursos de legislação e técnicas construtivas aqui para conseguir me inserir melhor no perfil das vagas divulgadas. Não dá para ficar parada

No final das contas estou trabalhando, mas não na minha área. Não dava pra ficar esperando o emprego dos sonhos aparecer. Já sabia que seria difícil. Ainda preciso parar pra refletir e pensar qual carreira seguirei afinal. Mas isso será um assunto para outro post.

assinatura_blog

 

 

 

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s