Transporte

Carro compartilhado

share-itQuem nunca ouviu falar que o transporte público de Vancouver é excelente? Sim, é verdade. Andar de ônibus e skytrain aqui é muito fácil e acessível. Mas sempre tem aqueles dias que um carrinho faz falta. Aqui é uma cidade que chove muuuuito. Nesses dias, por exemplo, você com certeza você desejaria ter um carro. Ou então no verão, onde podemos ir até lagos e parques mais longes para curtir. De ônibus você levaria 1-2 horas e às vezes mais pra chegar. De carro, meia hora.

Mas ter carro aqui é bem caro. Você pode comprar um carro barato aqui e mais antigo por uns 2 mil. Mas mesmo seu carro sendo antigo o seguro ainda é alto e fica numa faixa de uns 200-250 dólares por mês. Se você for comprar um carro zero ainda terá a prestação. E mesmo o mais bartinho pode acabar com uma parcela mensal de pelo menos uns 280 doláres, dependendo do seu tipo de financiamento. Então como fazer nesses dias que você quer fazer um passeio mais longe ou fugir da chuva?

Nós utilizamos muito os carro compatilhados. Existem pelo menos 4 empresas aqui que fazem esse serviço: Modo, Zipcar, Evo e CarToGo. Como funciona? Esses dois primeiros, Modo e Zipcar, você alugar por hora. No mínimo 30 minutos. Tem carros espalhados em diversos lugares na cidade. Você faz a reserva pelo aplicativo pelo tempo que você precisa, pega o carro no local indicado e aproveita. Mas para esses dois você deve sempre devolver o carro no mesmo lugar que pegou. Eles tem ponto fixo pra ficar. Eu, por exemplo, uso o Modo porque tem dois carros que ficam aqui na minha rua. O valor da hora é 8 dólares + taxas. De 8 a 24 horas você paga um valor único de 64 dólares + taxas. Então quando eu quero fazer um passeio para longe, outra cidade, montanhas, eu geralmente pego o carro pro dia todo e pago essa taxa única. Com esses carros também você pode sair da cidade, visitar lugares mais longes, acho que pode ir até no EUA. Alguns deles tem pneus pra neve, para os dias de passeio nas montanhas.

Já os carros do Evo e CarToGo são um pouco diferentes. Você pega eles em qualquer lugar e deixa eles em qualquer lugar. Você entra no aplicativo e vê se tem algum carro próximo a você, faz a reserva, vai com ele até onde você quiser e deixa o carro lá pra outra pessoa usar. Esses tem um esquema de cobrança por minutos. Eu utilizo o Evo e pago por minuto 41 centavos + taxas. Após 30 e poucos minutos eles começam a cobrar o valo da hora que é 15 dólares + taxas. Então quando queremos ir a um restaurante, por exemplo, e vamos levar 15 minutos de carro até lá utilizamos o Evo. Pegamos um aqui perto de casa, vamos até o restaurante e deixamos o carro na rua. Pagamos um total de 6.15 dólares + taxas. Se fossemos de ônibus iríamos pagar o três juntos 5.95 dóalres. A dirença não é tão grande. Na volta fazemos o mesmo e pegamos outro Evo que estiver por perto. Para lugares mais longe não gostamos de utilizar muito o Evo pois sai bem mais caro. O CarToGo também tem em toda esquina, mas não utilizamos por ser aquele carro Smart, para apenas duas pessoas. Esses dois carros também possuem áreas delimitadas para você utilizar e apenas em Vancouver e alguns pontos de North Vancouver.

Em nenhum dos quatro você precisa gastar dinheiro do seu bolso pra abastecer. Se você ver que o tanque está com pouco combustível existe um cartão em todos os carros pra utilizar no posto e abastecer o carro. Para mim um dos pontos negativos é que nenhum vem com cadeirinha para crianças. Como o Daniel já tem 6 anos ele utiliza apenas aquela cadeirinha que deixa ele mais alto, então nós compramos e quando pegamos o Modo utilizamos a que temos. Outro ponto negativo pra nós, é que quando pegamos o Evo nem sempre quando vamos voltar pra casa tem um carro disponível por perto, então ou você anda um pouquinho pra pegar um carro que esteja um pouco mais longe, ou espera pra ver se vai aparecer um perto, ou volta de ônibus. Isso às vezes é meio frustante.

Carro compartilhado pode ser uma boa opção, mas enquanto você não tiver nos seus planos a compra do seu próprio carro. É muito bom você não ter que pagar seguro e gasolina, mas às vezes não é tão conveniente como um carro próprio. E também não dá pra ficar utilizando sempre que bater aquela preguiça de pegar ônibus porque pode acabar sair meio caro. Nós agora começamos a pensar em comprar um carro. Mas por enquanto é só especulação… se tivermos novidades com relação a isso eu conto por aqui.

assinatura_blog

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s