Canadá

Como foi o primeiro ano no Canadá

Uau! Faltam 5 dias para fazer um ano que pisamos em terras canadenses! Para nós é inacreditável olhar pra trás e pensar que conseguimos chegar até aqui. Esse ano foi aquele com muitos momentos de tristeza, medo, dúvidas, incertezas… mas também de alegria, descobertas, desafios…

Ser imigrante é um desafio todos os dias. A adaptação não é uma coisa simples. Quando chegamos aqui estávamos totalmente perdidos. Não conhecíamos ninguém por aqui. Tudo que sabíamos sobre a cidade e comos as coisas funcionavam por aqui havíamos pesquisado na internet. Não sabíamos quais os bairros eram de fato bons ou ruins para morar, nem qual se enquadrava mais no nosso perfil. Saímos do Brasil com a idéia de que iríamos morar em Burnaby, mas chegando aqui e conhecendo melhor a cidade preferimos optar por outra localização. Não sabíamos em que loja comprar uma TV, ou roupas com preços mais acessíveis. Não sabíamos quais os supermercados eram os ideias. Não sabíamos a quem e quanto dar de gorjeta. Não sabíamos como abastacer um carro sozinhos. Não sabíamos como dirigir com algumas das regras malucas que tem por aqui. Não sabíamos como andar pela cidade sem GPS. Tivemos que aprender como fazer o plano de saúde, a matrícula na escola, pagar conta pela internet… Cada dia nós aprendíamos alguma coisa nova, por mais simples que fosse como reciclar o lixo.

Passamos por aperto financeiro, tivemos dúvidas sobre decisões que tomamos aqui, levamos 4 meses pra mobiliar nossa sala. Ficamos muito tensos com o desenvolvimento do inglês do nosso filho. Ficamos frustrados com o sistema de saúde daqui. Ficamos espantados por não ter escola em tempo integral. Ficamos desapontados com a chuva. Fiquei muito frustrada com minha vida profissional aqui. Fiquei frustrada com as perguntas padrões que eles fazem nas entrevistas aqui. Senti saudade das pessoas próximas, de amigos, da família. Sentimos muito dificuldade para nos acostumar com a comida daqui. Demoramos para encontrar os restaurantes que mais nos agrada. Não nos acostumamos com o Netflix do Canadá. Não sabíamos como nos vestir num inverno de 0 graus. Até hoje apesar de termos um bom nível de inglês ainda achamos que a língua é uma barreira.

Foram tantos os aprendizados e desafios enfrentados… e ainda estamos passando por isso, porque ainda não estamos totalmente adaptados, mas sabemos que isso será apenas um questão de tempo. Ainda temos muitas dúvidas que vão surgindo a cada dia que se passa como: como fazer o imposto de renda, estudar novamente ou não, como comprar um carro zero, como fazer o seguro…

E apesar de tudo isso tivemos momentos tão maravilhosos como nunca havíamos tido antes. Descobrimos lugares incríveis e ainda estamos descobrindo. Fizemos muitas trilhas como nunca havíamos feito antes. Conhecemos novas culturas, novas pessoas. Desenvolvemos mais nosso inglês. Conhecemos a neve. Nadamos em lagos. Não reclamamos por andar de ônibus (talvez às vezes quando chove). Não passamos calor de 40 graus. Montamos nossa casa nova do nosso jeitinho. Vamos andando para o trabalho. Descobrimos o que é viver com qualidade de vida. Descobrimos como podemos recomeçar e ainda curti todas as coisas boas que essa nova vida tem a nos oferecer. O que temos a fazer é continuar seguindo em frente e enfrentar os próximos desafios que nos aguardam. E depois de mais um ano eu conto a vocês como foi.

assinatura_blog

 

 

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s