Canadá

Programas do governo para PR

Quando me tornei residente permanente aqui que pude começar a desfrutar dos programas que o governo oferece aqui em Vancouver. Aqui vou listar 3 dos quais tenho conhecimento, mas existem ainda vários outros programas.

LINC

Chamado de Language Instruction for Newcomers to Canada esse programa são aulas de inglês que o governo oferece. Primeiramente você tem que entrar em contato com o curso que tem na região. Lá você fará uma prova que irá determinar qual seu nível de inglês e em qual turma você deve entrar. Se o seu nível for superior a um limite pré estabelecido por eles quer dizer que você não precisará fazer o curso.

Eu não sei muito mais a respeito desse programa pois não participei, mas acho que vale a pena mencionar. Pra quem está em Vancouver clique aqui pra saber mais.

WorkBC

O WorkBC ajuda o imigrante a ingressar no mercado de trabalho. Ele promove diversos workshops como por exemplo: resume, cover letter e entrevista de emprego. Lá existe um espaço com vários computadores e qualquer pessoa por ir lá e acessar a internet em busca de emprego ou mesmo como ferramenta para elaborar o resume e cover letter. Também existe uma pessoa que fica lá ajudando dando assistência. Inclusive se você precisar que ela leia seu resume para ver se seu inglês está okay ela fará isso.

Quando fui lá eu fiz todos esses workshops e uma pessoa foi designada para me acompanhar na busca pelo emprego (uma Job Developer). Primeiro traçamos o perfil das vagas para qual eu iria aplicar. A Job Developer leu todo meu resume e cover letter e sugeriu algumas alterações. Depois disso ela sempre me encaminhava por email algumas das vagas que ela achava que se enquadravam no meu perfil. Quando o empregador anunciava a vaga no próprio site do WorkBC, a própria Job Developer entrava em contato com o empregador e encaminhava meu resume. Quando o empregador tinha interesse numa entrevista ela mesma questionava a ele que tipo de entrevista seria e etc e depois me passava as informações. Teve uma ocasião inclusive que fui lá para simular a entrevista de emprego com a Job Developer e estar mais preparada.

Eles também me informaram que se fosse um trabalho que exigisse alguma coisa, como por exemplo um sapato especial pra trabalhar, eles pagam pra você caso você não tenha recursos. E também pagam passagem por duas semanas, até você receber seu primeiro salário. Lá também existem várias feiras de emprego, o que é ótimo porque nelas você tem chances de ser contratado no mesmo dia.

Infelizmente não surgiram muitas vagas dentro do meu perfil como desenhista então acabei buscando outro tipo de emprego. Esse emprego que consegui inclusive foi por um link que Job Developer me enviou. Atualmente como estou empregada não posso mais participar do programa, mas eles estão sempre mandando um email de acompanhamento pra saber se estou trabalhando, se estou recebendo de acordo e trabalhando as horas permitidas por lei.

Career Path

O ISS of BC é um local como o WorkBC que oferece diversos workshops e diversas feiras de emprego por lá. Mês passado recebi um email falando de um novo programa chamado Career Path que ajuda imigrantes qualificados que não conseguem trabalho aqui a se qualificar para entrar no ramo. O que se encaixou perfeitamente no meu perfil. Pra quem não sabe sou arquiteta, mas aqui preciso de licença para trabalhar. Ou para trabalhar sem licença eu preciso fazer alguns cursos para ganhar conhecimento sobre o ramo no Canadá e me enquadrar nas vagas.

Para entrar no programa primeiro tive que fazer uma prova para saber meu nível de inglês (já que uma das exigências é ter o inglês nível intermediário-avançado). Quem tem IELTS ou Toffel pode usar o resultado. Depois de feito o exame e me qualificado participei de uma paletra online sobre o programa e enfim me encontrei com a pessoa que vai me acompanhar em todo esse processo.

Nesse processo eles te ajudam com o resume e cover letter, além de dar suporte na preparação para as entrevistas. Mas não é apenas isso. Eles possuem uma verba para cada pessoa e a idéia deles é utilizar esses recursos para financiar treinamentos ou cursos necessários para que o imigrante se torne mais qualificado. Para isso eu precisei fazer uma série de pesquisas (seguindo um roteiro que o ISS of BC encaminha) e entrevistas com arquitetos para entender qual seria o curso que mais poderia agregar conhecimento para que eu possa entrar no mercado e já conseguir um emprego pelo menos como Arquiteta Analista. Na próxima semana farei a matrícula num curso do BCIT e serei reembolsada pelo programa Career Path.

Daqui pra frente ainda vou descobrindo mais os recursos que esse programa pode me oferecer mas acho que já é um bom começo. Se você ficou interessado clica aqui nesse link para maiores informações.

Lembrando que todos esses cursos são oferecidos gratuitamentes mas apenas para quem já tem residência permanente.

assinatura_blog

 

Deixe seu comentário

