Canadá

Carteira de motorista em Vancouver

Dependendo do visto que você vier pro Canadá você tem um determinado tempo em que pode utilizar sua carteira de motorista por aqui. Por exemplo, viemos com o visto de trabalho então nosso prazo era de apenas 3 meses. Acho que quem vem com estudante pode usar a carteira do Brasil durante todo o período de estudo (não tenho certeza).

Depois desses três meses meu marido decidiu tirar a carteira de motorista daqui. E eu, finalmente depois de mais de um ano aqui, resolvi também tirar a minha carteira de motorista. Vou contar aqui como foi esse processo, mas apenas atentando que o que vou falar refere-se ao processo em British Columbia. Não sei se o processo nas demais províncias são iguais ou não.

Para quem já tem carteira de motorista do Brasil o processo é bem mais simplificado do que se você estivesse tirando a carteira pela primeira vez na vida. A primeira etapa é fazer a prova teórica. Diferente do Brasil você não precisa fazer aulas. Basta apenas baixar o livrinho no site, estudar e ir lá fazer. Existe também um aplicativo pra celular e tanto no site quanto no aplicativo você pode fazer simulados da prova. Eu estudei apenas fazendo os simulados. Não li nem uma palavra sequer o livro. As perguntas na prova não são idênticas ao simulado mas são parecidas, apenas reformuladas.

Quando me senti confiante para fazer a prova teórica me digiri a um posto do ICBC (o DETRAN daqui) sem hora marcada nem nada. Só precisei aparecer lá. Precisei levar apenas dois documentos: meu passaporte e a carteira de motorista do Brasil. Dois detalhes importantes: minha carteira do Brasil não estava traduzida e além disso estava vencida. Não tive nenhum problema. Cheguei lá, entreguei os documentos e fiz a prova teórica. Passei. Eles ficaram com minha carteira de motorista do Brasil e me entregaram um documento onde eu poderia dirigir apenas com alguém que já tivesse a carteira daqui ao meu lado. Isso seria até eu fazer a minha prova de direção.

Entrei no site do ICBC e lá marquei a minha prova. O tempo de espera aqui para fazer a prova de direção é de uns dois meses. Estávamos no início de junho e marquei pra meados de Agosto. Porém se você entrar no site regularmente sempre abre uma vaga para um dia mais próximo. E foi o que aconteceu comigo. Consegui remarcar para uma semana e meia depois.

Muitas pessoas tentam fazer a prova sem ter nem uma aula sequer. E muitos são reprovados. Raros passam. Existem muitas particularidades aqui que não existem no Brasil. Eu optei por fazer 3 aulas. Não é obrigatório. Se você quiser é só ir fazer a prova e se reprovar faz de novo até passar. Com essas aulas eu me senti muito mais confiantes e aprendi muitos macetes para prova.

Para fazer a prova você precisa ir com algum carro. Ou você pode pagar o instrutor que te der aulas pra alugar o carro dele. Meu marido me levou com o nosso carro e usei ele para a prova. A prova dura 45 minutos. O percurso não é pré determinado. O examinador manda você dirigir e vai te dandos as instruções quando você deve virar em alguma rua. Acho que dei sorte e peguei uma examinadora bem bacana. Ela começou a puxar papo comigo, pediu pra eu ligar o rádio e no final mesmo após ter passado na prova ela me deu umas dicas de alguns pontos que eu preciso melhorar.

Após passado na prova tirei a foto e eles me entregaram um papel que devo carregar quando for dirigir enquanto não recebo minha carteira de motorista que será entregue via correios em minha residência.

E mais uma etapa cumprida dessa vida de imigrante aqui no Canadá.

assinatura_blog

Deixe seu comentário

