Canadá

Festa de aniversário no Canadá

Birthday-Party-Grand-Rapids-Kids-header

Algo muito curioso por aqui são as festas de aniversário infantil. No Brasil estamos acostumados com festas em salões de festas com muitos brinquedos para crianças curtirem, comida farta e variada e sempre temáticas. Além disso os pais sempre acompanham as crianças nas festas e dependendo do lugar tem até entretenimento também para os adultos.

Aqui no Canadá a coisa é bem diferente. Quando eu cheguei aqui não sabia muita bem como eram as festinha. Sabia que eram diferentes mas fiquei muito na dúvida de como fazer a festa de aniversário do meu filho. Então meu filho começou a ser convidado pras festinhas de crianças canadenses e eu finalmente fui entendendo como funcionava. E é muito mais simples do que eu poderia ter imaginado.

1. Local: Aqui não é nem um pouco comum salão de festas. Não sei nem se existe. Já fomos em uma festa num Community Center, no parque e as demais na própria casa do aniversariante.

2. Convidados: Pra começar a festa é drop off. Isso significa que os pais deixam a criança e vão embora. Só volta pra pegar no final da festa. Em algumas festas eles falam que você pode deixar seu filho ou pode também ficar se quiser. Em outras é apenas pra deixar. Acho até interessante, mas acho que pode ser meio estressante pros pais do aniversariante. Em uma festa que fomos eram umas 15 crianças e os responsáveis pela festa ficaram meio perdidos pra controlar essa criançada toda. Em outra eram apenas 5 crianças, amigos mais próximos, então acho que foi mais tranquilo.

3. Horário: A festa tem hora pra começar e pra acabar. No Brasil algumas também tem. Geralmente umas 4 horas de festa e os brasileiros chegam uma hora atrasados (é vergonhoso mas eu chegava). Aqui se você chegar atrasado vai chegar no final da festa porque as festas duram geralmente apenas 2 horas. Todos são muito pontuais e no final a festa termina exatamente na hora combinada.

4. Decoração: Em todas as festas em que o Daniel foi não teve nenhuma temática, como sempre tem no Brasil. Algumas tinham apenas umas bandeirinhas e outras nem decoração tinham (sem graça né?).

5. Comida: Como eu adoro comida de festa infantil brasileira. Sempre coisas tao gostosas. Aqui a comida é bem na cota e bem simples sem tanta variedade. Por exemplo, em uma festa que meu filho foi foi servido cupcake e pipoca. E acabou. Na outra foi servida pizza (que os pais compraram na Dominos mesmo), suco de caixinha e bolo (preparado pela mãe) com sorvete. E acabou. Nada de vários docinhos na mesa, pizza, salgadinhos… Outra coisa muito comum aqui nas festinhas é ter frutas ao invés dos doces. A criançada adora.

6. Brincadeiras: Adora levar meu filho nas festas de aniverário do Brasil e deixar ele solto curtindo os amigos e os brinquedos do lugar. Aqui como as festas geralmente são em casa não tem aqueles brinquedos todos então os pais fazem jogos com as crianças como: batata quente, caça ao tesouro, colocar o rabo no burro… E as crianças já chegam nas festas pergutando que hora começa os games. Em uma que meu filho foi com menos criança ele ganhou uma capa e itens de super herói e as brincadeiras foram simulações de aventuras.

7. Hora do bolo: Acho que todo mundo sabe mas aqui não se bate palmas quando se canta parabéns. E em algumas festas o parabéns é logo no início da festa depois que as crianças comem. E ai vem a mãe, igual filme de cinema, com o bolo na mão cantando parabéns até chegar com o bolo na criança. Não tem muito esse lance de todos em volta da mesa.

8. Presentes: No Brasil a criança recebe o presente, coloca na pilha no canto e quando todos vão embora eles abrem tudo. Aqui os presentes são abertos no final da festa. A última parte da festa é abrir os presentes. As crianças fazem uma roda e o aniversariante vai abrindo todos os presentes e falando de quem ganhou. Dependendo do presente que você der por ser meio constrangedor haha.

Essas foram algumas curiosidades sobre as festinhas por aqui. Imagino que nem todas as festas sejam assim mas estou contando das que meu filho foi. E por um lado é até mais simples e bem mais econômica. Acho que pro próximo ano vou experimentar fazer dessa forma.

Aproveitando comentem ai e me contem sobre o que vocês gostaria de ler nos próximos posts. Até lá.

assinatura_blog

Deixe seu comentário

